Terapia on-line em tempos de pandemia
Coronavírus (Covid-19) |
Diante desta chuva de informações sobre o novo coronavírus, o Covid-19, um clima de tensão por causa do isolamento – voluntário ou não – tem afetado a saúde mental de muitas pessoas. Prova disso é a quantidade de buscas por conteúdos na internet sobre ansiedade, pânico e informações sobre remédios como fluoxetina, clonazepan, rivotril, entre outros.
A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas se relacionam. Rotinas cada vez mais agitadas ou até situações que nos escapam do controle (como essa situação de pandemia que estamos enfrentando) prejudicam a realização dos atendimentos presenciais e exigem que profissionais e serviços se adequem a um novo formato de atendimento. Pensando nisso, Conselho Federal de Psicologia (CFP) liberou que as consultas psicológicas de quem procura atendimento sejam feitas on-line. A terapia online é uma prática relativamente nova, onde um psicólogo realiza consultas, aconselhamento e orientação psicológica através da internet. Nos últimos dias, tem sido muito mais procurada como uma opção de atendimento pois ela não favorece a propagação do vírus, e o paciente não precisa interromper o atendimentos no momento em que mais precisa, visto que o isolamento pode agravar muitos casos.
Terapia on-line: atendimento prático e acessível |
O atendimento pode ocorrer em tempo real, como em conversas por vídeo conferência, telefônicas e salas de bate-papo, ou em um formato assíncrono (com atraso de tempo), através de mensagens ou trocas de e-mails. Independente da forma de condução, a lógica dos atendimentos é a mesma da terapia presencial. Para garantir o sigilo, são utilizados programas ou aplicativos com criptação de dados, dentre os mais comuns temos o Whatsapp, Skype e Hangouts, muito utilizados devido à sua popularidade.
Existem muitas vantagens na terapia online. Uma delas é a comodidade, pois o paciente não precisa se deslocar até o consultório. Isso facilita inclusive o atendimento de pessoas que vivem ou trabalham em outros países, cujo idioma é um problema de comunicação, ou pessoas de cidades pequenas, interioranas ou rurais, com baixa oferta de psicólogos. Essa forma de atendimento também acaba sendo vantajosa para pessoas tímidas que prefiram interagir por meio da internet do que presencialmente, bem como pessoas com dificuldade de locomoção, acamadas, idosos ou doentes.
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Manuella Bahls
Psicóloga clínica – CRP 12/14894
Atendimento juvenil, adulto e casais
Trindade e Centro de Florianópolis
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