Filósofos e a pandemia (alerta de humor)
Einstein, o cara que me ferrou nas aulas de física só porque uma maçã caiu em sua cabeça, dizia que o traço característico da existência é a impermanência. O Heráclito, um senhorzinho “enfezado” que nasceu um pouco antes dele, também já apresentava esse mesmo pensamento quando dizia que tudo flui, nada permanece.
Eu sei, os dias têm sido difíceis. Mas veja, há 2.500 anos (pelo menos!) a gente tem recebido evidências, de caras com bem mais moral que a gente inclusive, de que todas as coisas na vida passam. Não teria motivos para agora ser diferente. Ainda não sabemos exatamente quando o isolamento vai terminar e nem como vamos encontrar o mundo depois que a gente puder sair de casa com tranquilidade, mas sabemos que tudo isso, uma hora, vai passar. Até lá, o que a gente precisa fazer é se concentrar em ficar bem para quando esse dia chegar.
Eu espero que você esteja bem.
Mas se por acaso não estiver, lembra: vai passar.
Ps: Já fui avisada que a maçã caiu na cabeça do Newton e não do Einstein, mas desisti de arrumar o texto porque não consegui abreviar a teoria da relatividade. Agora vocês já estão avisados também. Ainda bem que sou psicóloga! 😄
Manuella Bahls
Psicóloga clínica – CRP 12/14894
Atendimento juvenil, adulto e casais
Trindade e Centro de Florianópolis
Telefone: (48) 99919-6930